Blog

O início

A Casa da Cartomante foi criada inicialmente como um espaço virtual com o propósito de publicar textos, ensaios, notícias, e tudo o que se refere ao trabalho profissional e amador com Tarot e com a Cartomancia Petit Lenormand - chamado no Brasil de Baralho Cigano, em Porto Alegre e pelo mundo afora.

Inicialmente, em maio de 2016, da minha vontade de criar um espaço de trabalho exclusivo para o atendimento, o estudo, e encontros nacionais e internacionais de Tarot e Cartomancia Petit Lenormand, aluguei uma casa na Rua São Manoel, número 48, em Porto Alegre.

Aqui nasceu o Espaço Almada, em um imóvel imenso, reformado, decorado e preparado para trabalhar a partir de doações, materiais recicláveis e pelas mãos de uma equipe enorme de amigos.  A casa, enorme, no início abrigou um café, uma produtora de ideias, uma sala grande para ensaios de teatro e aluguel para outros eventos culturais, e também serviria para que eu realizasse o sonho inicial de atender em casa, em um espaço diferenciado, com o trabalho com as cartas e o tarot.

O tempo passou e os parceiros mudaram, a casa foi se acomodando para realizar sua vocação. Hoje o Espaço Almada abriga a Resto Zero, marca de moda sustentável da minha amiga e parceira Luciane Trento e ensaios musicais e a produção do trabalho da cantora Sara Nina. Nossa sala de Ensaios continua aberta a atividades culturais, sobretudo cursos e ensaios de teatro, dança, cultura espanhola e cigana e o tarot, mas o pilar que sustenta tudo e que a tudo deu início, é a Casa da Cartomante, meu espaço de trabalho.

A Casa da Cartomante tomou fisicamente, a partir de 2017, o lugar do Espaço almada, e se consolidou como um 

espaço de Cura. Aqui se realizam trabalhos com Cartomancia - Tarot e Baralho Cigano - Terapias Corporais, Bioenergética e trabalhos na linha do Xamanismo (cura espiritual). A casa tem uma ampla sala, com capacidade para trabalhos com grupos, onde são realizadas atividades como Constelações Familiares Sistêmicas e Rodas de Medicina Tradicional Indígena _ Rapé e Ayahuaska, além de meditações ativas e encontros de Arte e Tarot.

 

E aqui, uma olhada na sala da "Casa", com seu portal de entrada, sob as bençãos de Mamãe Oxum: 

 

 

 

Texto publicado pela primeira vez em 28 de fevereiro de 2017.